sexta-feira, dezembro 22, 2017

JOGAR ASSIM, SÓ VEJO NA PLASTATION


TL: FC Porto-Rio Ave, 3-0 (crónica)

Taça CTT
1ª jornada (jogo em atraso)
Estádio do Dragão, Porto
RTP1 - Hora: 21:15 (!)
Tempo: frio e seco
Relvado: excelente
Assistência: cerca de 30 000
2017.12.21

        FC DO PORTO, 3 - Rio Ave FC, 0
                             (ao intervalo: 2-0)

FCP alinhou: Iker Casillas, Ricardo Pereira, Felipe, Iván Marcano, Alex Telles, Danilo Pereira, Héctor Herrera (C), Jesùs Corona, aos 79' Miguel Layún, Yacine Brahimi, aos 70' André André, Moussa Matrega e Tiquinho Soares, aos 63' Vincent Aboubakar.
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Sérgio Conceição

Árbitro: Nuno Oliveira (AF Faro)

GOLOS e marcadores: 1-0 aos 11' por TIQUINHO SOARES. Numa recuperação da bola reposta por Cássio, Yacine Brahimi serve Hèctor Herrera, o qual, com um toque delicioso de calcanhar a cedeu a Tiquinho Soares, com este a controlar e a atirar rasteiro e certeiro para o primeiro da noite; 2-0 aos 21' por MOUSSA MAREGA, na sequência de uma magistral assistência de Yacine Brahimi a meio do meio campo do Rio Ave, como o maliano a recolher em corrida a ultrapassar um opositor e a evitar Cássio que saiu ao seu encontro para atirar com a baliza deserta; 3-0 aos 90'+1' por Vincente ABOUBAKAR na conversão de uma grande penalidade por falta sobre si próprio quando se aprestava para fazer golo. Da falta resultou a expulsão do defesa do Rio Ave. 

      Estava em perspetiva um jogo interessante, bem disputado e com elevado grau de incerteza quanto ao desfecho, atendendo à importância que tinha para a continuidade da prova e ao valor atual dos dois conjuntos. A partida excedeu largamente as expetativas mais otimistas, principalmente pela exibição do Futebol Clube do Porto no primeiro período do encontro, a melhor que nesta época ainda não tinha sido visto fazer a qualquer equipa portuguesa e em qualquer outro estádio em jogos transmitidos pela tv, a qual poderia ter terminado com números históricos a favor do FC do Porto caso os lances criados para golo tivessem sido concluídos com êxito. 

      O facto da equipa de Vila do Conde ter encarado a partida com uma ideia de ataque, bem patente na disposição adiantada da sua linha defensiva, concedeu ao FC do Porto o espaço ideal de que precisava para usar com eficácia a qualidade técnica e a inspiração das suas unidades ofensivas, tendo sabido gizar jogadas sucessivas de grande espetáculo graças às excecionais exibições de Hèctor Herrera, Yacine Brahimi e Ricardo Pereira no delinear das assistências milimétricas em jogo corrido para Moussa Marega e Tiquinho Soares, ou nos livres e cantos a cargo de Alex Telles a cada jogo mais científico e criterioso na sua marcação. Ao invés do que é corrente acontecer nos confronto no Dragão , um tanto surpreendentemente, o FC do Porto abdicou da posse da bola usando-a para lançamentos em profundidade ou para os corredores laterais, onde apareciam como bólides ora um ora outro dos seus avançados para lançar o pânico nas hostes adversárias.

      Aos 2' Tiquinho Soares perde de forma incrível um passe de veneno de picada de escorpião de Moussa Marega, e depois de um remate de Geraldes com algum frisson ao lado da baliza de Iker Casillas, aconteceu a jogada do primeiro golo graças à interceção de uma jogada de reposição de bola, que Tiquinho Soares aproveitou com oportunidade. Veio a seguir um chorrilho de jogadas até à obtenção do segundo da noite, aos 21' onde Moussa Marega deu espetáculo graças à soberba inspiração de Yacine Brahimi, Héctor Herrera, Ricardo e Danilo Pereira e, também, de Jesùs Corona, levantando o estádio aos 17', 19' 20', com lances de inspiração, continuando depois de aos 24' João Novo, do Rio Ave, ter batido forte um livre que passou ao lado da baliza de Iker, ficando antes um penalti por assinalar por corte de bola com o braço por um defesa vilacondense, o desenvolvimento de uma jogada sensacional aos 27' que envolveu Alex Telles com Marega a ser travado em falta dentro da área com o árbitro a apontar para a marca de grande penalidade mas a anular o lance por fora de jogo por "uma unha negra", aos 33' uma obra de arte de Yacine Brahimi, aos 36' um trabalho excecional de Ricardo Pereira a assistir Hèctor Herrera e o remate a cortar o poste num dos melhores lances da noite, outra bomba de Marega aos 39' devolvido em ressalto para Y. Brahimi que fez um remate forte e colocado que o guarda redes desviou por cima da barra com a ponta da luva, um outro canto de Alex Telles que Danilo Pereira enviou de cabeça ao poste aos 40', aos 44' é Tuiquinho Soares que isolado consegue rematar mas contra do guarda redes e aos 45'+1' de novo Yacine Brahimi a conduzir a bola como uma seta mas a não ser feliz no último passe.

      Apesar de o segundo período ter decorrido em ritmo mais brando e por alteração da posição tática da equipa visitante, a partida decorreu sempre com muito interesse e se o Rio Ave foi mais rematador do que o havia sido no primeiro período, certo é que não criou qualquer oportunidade clara de golo em remates feitos aos 71' e 75', período em que esteve mais na frente, contra um de Marega aos 74', outro de Alex Telles depois de excelente jogada individual de Miguel Layún, outra de Vincent Aboubakar aos 89' de que resultou o penalti terminando o jogo com André André, perto da baliza, a rematar ao lado.

      Grande noite da equipa do Futebol Clube do Porto.

      Ao contrário de que possa pensar quem não viu esta partida, o Rio Ave é uma excelente equipa, recheada de muitos bons jogadores e a praticar futebol de excelente nível. Fosse um clube com outro orçamento que lhe permitisse manter este naipe de atletas e até fazer algumas aquisições que acrescentassem mais valor ao plantel, estaria sem dúvida no escasso número das equipas nacionais com hipóteses de conquistar títulos. Embora se aceite que a equipa de Vila do Conde tem vindo a subir na qualidade do futebol que pratica de há tempos a esta parete, o alto nível atual que exibe deve-se inteiramente ao seu treinador Miguel Cardoso, um técnico bem preparado, com personalidade ainda que bastante jovem, com ideias próprias de jogo, qualidades de liderança e facilidade e profundidade  de expressão, méritos que a curto prazo o colocarão em Clube de dimensão estruturalmente grande e com projetos ambiciosos, nacional ou internacional. É para mim, a revelação dos novos treinadores portugueses.

     ´Não é fácil distinguir os jogadores do FC do Porto que mais se distinguiram nesta partida mas devo destacar Yacine Brahimi e Hèctor Herrera, pela superior qualidade do que jogaram e pelo que fizeram joga, bem como Moussa Marega pela disponibilidade e terror que provoca às defesas adversárias. Com exceção de Tiquinho Soares que não atingiu ainda a forma correspondente às qualidades que possui, todos os demais se revelam condições bastantes para integrar a equipa. Vou fazer um reparo em relação a Danilo Pereira, com papel fandamental na espinha dorsal da equipa, que não parece estar psicologicamente no seu melhor momento. Cometeu uma falta dispensável por agarrar a camisola a um adversário, e foi penalizado com cartão amarelo e já com o jogo no fim teve uma atitude que não merece desculpa mesmo que a razão lhe assistisse porque não cometeu falta no lance em que se envolveu com o adversário. Foi expulso com o 2º cartão.
      
     Relativamente ao trabalho desta equipa de arbitragem só um distraído poderia esperar trabalho imparcial e de nível aceitável, conhecendo-se o seu passado na arbitragem os atropelamentos seletivos que tem no cadastro da arbitragem, e  a animosidade que dedica ao norte e ao Futebol Clube do Porto. Há um fora de jog mal assinalado a Marega numa jogada de perigo iminente,viu à sua frente um desvio da bola com o braço de Nadjack do Rio Ave aos 33' e não assinalou o penalti devido, puniu com amarelo uma entrada para cartão vermelho a Rúben Ribeiro por entrada violenta  e desorientou-se nos últimos dez minutos numa partida sem grau de dificuldade alto,não deixando de causar surpresa que tivesse vindo de Loulé para arbitrar um jogo entre duas equipas do norte. Nuno Almeida, tal e qual.

  


     

Sem comentários:

Enviar um comentário