quarta-feira, novembro 22, 2017

O MILITANTE BENFIQUISTA QUE É PRIMEIRO MINISTRO VERDADEIRO.


Resultado de imagem para fotografia de António Costa



Qualquer cidadão investido em cargo com vínculo ao Estado, seja administrativo ou político, não tem que abdicar, esconder ou ver cerceada a preferência que nutre pelo clube desportivo com o qual se identifica e apoia como adepto, enquanto no exercício público do cargo que desempenhar. Mas tem obrigação de ser contido, delicado, neutro ou mesmo abster-se de manifestações efusivas excessivas, quando em atos oficiais de natureza pública em que participa, comportamento tanto mais exigível quanto mais destacada e maior relevância tiverem as funções que lhe estão cometidas.
     
    O atual primeiro ministro do Governo dr. António Costa, é um assumido adepto do Sport Lisboa e Benfica. Tem todo o direito, faz parte de seis milhões de portugueses que apoiam o clube da capital, o que lhe confere uma almofada de conforto na hora em que o voto em eleições vale lugares e lideranças apetecíveis. E como um comum apaixonado pelo jogo da bola, desfardado de obrigações de Estado, tempo disponível e apetência física ninguém se atreveria a criticar o cascol da águia envolto no pescoço, ou, mais discretamente, o emblema na lapela ao vê-lo no estádio a entoar os típicos cânticos dos demais sócios organizados do glorioso Benfica do regime.

   Há tempos numa assembleia em que discursava, o sr. Primeiro Ministro notando perturbação na sala, perguntou, respondendo: -Foi golo do Benfica, não foi? Bem, assim ficámos todos mais satisfeitos. Num dia da semana passada, na televisão pública subsidiada pelos contribuintes, Sua Excelência andava em visita numa qualquer região suponho que asiática, tendo contatado uma escola onde se aprendia a Língua Portuguesa. A um dos alunos que leu um pequeno texto na nossa Língua, o primeiro ministro de Portugal quis saber se o jovem acompanhava o futebol luso, e perante a resposta afirmativa, perguntou-lhe: -E qual é o clube que conheces? - Binfica (coincidência admirável!). O sr. Costa, sorriso aberto "Pepsodente", premiou o jovem confrade com caloroso cumprimento.

     Enfim, dir se à que são pormenores de reduzida relevância, e terão mesmo escapada à maioria dos que seguem os telejornais. Mas, se juntarmos as pontas do manto protetor, melhor se perceberá a imagem transmitida em direto colhida na tribuna de honra do estádio do Benfica, no decorrer de um jogo na época anterior em que participava o Estoril Praia, mostrando o "primeiro ministro", faz de conta, do clube das águias, tendo à sua direita o sr. Primeiro Ministro do Governo, sr. António Costa, e a sua esquerda o sr. Ministro das Finanças, Mário Centeno. 

     Tudo bem. Veremos o que o futuro nos reserva...

    

Sem comentários:

Enviar um comentário