sábado, fevereiro 18, 2017

ELES QUE PENSEM QUE A LIDERANÇA É SURREAL.





 Capitão Neves descongelou à bomba a resistência surreal dos pupilos do sonhador Pepa (Foto O JOGO online)


Liga NOS
22ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
20:30h - sportv1
Tempo: frio, s/ chuva
Espectadores: + 35000

           FC do PORTO, 4 - GD Tondela, 0
                                      (ao intervalo: 1-0)

 FCP: Iker Casillas, Maxi Pereira, aos 70' Miguel Layún, Felipe, Iván Marcano, Alex Telles, Ruben Neves (C), André André, Otávio, aos 64' Diogo Jota, Jesùs Corona, André Silva e Soares, aos 64´Óliver Torres. Não utilizados: José Sá (gr) Boly, Yassine Brahimi e Hèctor Herrera.
Equipamento: oficial tradicional.
Treinador: Nuno Espírito Santo

Árbitro: Luís Ferreira, AXF Braga. 

GOLOS E MARCADORES:  1-0, aos43' por André Silva, na conversão de penalti; 2-0, aos 54' por Rúben Neves; 3-0 aos 63' por Soares e aos 90'+2' por Diogo Jota.

     De modo mais ou menos previsível a equipa do Futebol Clube do Porto realizou uma exibição típica da antevéspera de um importantíssimo confronto para a Liga dos Campeões. Tendo podido adiantar-se no marcador nos primeiros lances do desafio e desperdiçado algumas claras oportunidades depois, a equipa pareceu disposta a esperar que mais tarde e com mais fortuna outras boas ocasiões criaria para compor o resultado. Quem não pareceu conformado com o ritmo que os locais pretendiam dar à partida foi a equipa do Tondela, a qual, bem organizada defensivamente e agressiva na recuperação da bola, conseguia chegar à frente com vários elementos obrigando a defesa portista a manter-se ocupada em desfazer as investidas contrárias, o que conseguiu com sucesso não permitindo a aproximação a Casillas em condições de concretização iminente. Aos 4', 19', 22', 24', 27' e 41', o Porto ameaçou marcar, enquanto os tondelenses apenas uma vez aos 39' obrigaram Iker a defender um remate forte mas à mancha do famoso espanhol. Aos 43' ocorreu o penalti que André Silva transformou, com a bola a entrar forte e rente ao poste no lado contrário ao voo de Cláudio. Aos 46'+1' Osório travou Soares perto da área e é expulso por acumulação de amarelos, e na conversão do livre Otávio remata por cima da barra.

      No segundo tempo o FC do Porto regressou do balneário disposto a imprimir maior velocidade no desenrolar das jogadas de ataque e até aos 63' quando Soares apontou o terceiro golo, a partida fez-se em ritmo de competição aceitável. Rui Neves fez aos 54' o 2-0 num grande remate a alguns metros da linha da grande  área, e com a vitória à vista e em superioridade numérica a equipa da casa foi gerindo o tempo e as operações exigidas para coartar as veleidades dos comandados do intranquilo Pepa, deixando-o a cogitar na "surreal" injustiça da derrota (mais) que provável.

      A equipa do FC do Porto continua bem e recomenda-se e em ascensão visível a cada partida. Começa a assustar e o facto de estar em primeiro lugar incomodam à concorrência as cócegas que faz. A boa forma individual dos jogadores concede a Nuno Espírito Santo a faculdade de tomar opções e fazer a equipa jogar conforme as intenções e valor do antagonista. A defesa continua sólida sem sofrer golos, o meio campo que ontem foi a jogo esteve bem, o ataque brilha com Jesùs Corona, André Silva e Niquinha Soares, émulo de Hulk na genialidade , e tem à mão Yassine Brahimi, Diogo Jota, João Teixeira, Rui Pedro, etc e tal, e todos são poucos para assegurar a liderança até ao fim. Quem está a mais e já  incomoda até ao tutano e terá de ser despedida com justa causa, é a madraça da D. Eficácia, porque se isso não se fizer poderá acontecer uma..,.desgracia.

      Ora bem, também estou de acordo em que o lance entre Soares e Osório não deveria ter sido penalizado com falta máxima. Os jogadores agarram-se mutuamente e Luís Ferreira foi iludido pela rapidez da queda. Mas há penaltis...e penaltis, tivesse sido assinalado ou não a vitória do FC do Porto poderia acontecer no muito tempo que ainda faltava para o fim da partida. Por outro lado, o senhor Pepa, para preparar a visita à fortaleza do Dragão, deve ter visto o vídeo do jogo realizado na primeira volta em Tondela, e melhor ficará a entender o alcance do termo "surreal".. Para os "outros", aqueles que afirmam que todas as equipas são prejudicadas e no fim a balança estará com ambos os braços ao mesmo nível, levem esta erro à conta do prato que ainda está no fundo tantos têm sido os roubos de que o FC do Porto tem sido espoliado, tanto pelos árbitros do norte como do sul. E somem lá ao rol mais um porque aos 91'+1' André Silva já dentro da área foi travado por uma rasteira de jogador adversário que nem o Ferreira nem o ajudante viram.

        Estamos na luta e continuaremos a incomodar. Essa, é que é essa!
      

       

1 comentário: